Quantcast
Channel: Bebês e crianças Archives - Blog do Casamento
Viewing all 143 articles
Browse latest View live

Babá ou creche: vantagens e desvantagens

0
0

Algum tempo já se passou depois que seu pequeno nasceu, ele cresce cada vez mais agora e sua licença maternidade está para acabar. É chegada a hora de pouco a pouco retomar sua rotina, voltar ao trabalho e deixar de ficar 24 horas grudada em seu bebê. Sim, pode ser um momento meio doloroso para muitas mães, mas necessário. E este é o tempo de tomar uma decisão muito importante: onde e com quem deixar a criança.

Se os pais não têm nenhum familiar para cuidar de seu filho enquanto estão fora, pois, os avós moram longe e os tios trabalham, em quem confiar para deixar seu bem mais precioso? Será melhor introduzi-lo ao convívio social de uma creche ou deixá-lo aos cuidados de uma babá que dará atenção exclusiva às necessidades do pequeno?

Para ajudar com essa difícil decisão, separamos algumas vantagens e desvantagens de ambas as opções.

Creche

Creche-ou-Baba2Flickr

O interessante aqui é a interação com outras crianças, o que colabora para o processo de socialização e comunicação dos pequenos. Claro que você vai acabar por ter de descobrir como tirar chiclete da roupa da criança ou mesmo do cabelo, porque ficou grudada no meio da brincadeira com os amiguinhos. Mas, manchas difíceis na roupa do seu filho vão acabar fazendo parte da rotina mais tarde ou mais cedo.

A interação com crianças também pode ajudar a desenvolver a fala mais rápido e aprender a lidar com o outro, a ser mais tolerante e menos egocêntrico, pois tudo deve ser dividido e compartilhado, sejam materiais, brinquedos ou a atenção do educador.Além disso, a creche é um ambiente novo para a criança se aventurar, com diferentes possibilidades de se explorar. Segue também um plano pedagógico, realizando atividades que estão de acordo com cada estágio da infância, escolhendo o que é mais adequado para cada nível e apropriado para a idade. Em algumas creches, as crianças já começam a ser introduzidas na alfabetização e a ganhar familiaridade com letras e números, tudo sob supervisão e acompanhamento de profissionais da área.

Atente que creches com alto número de matrículas e pouco corpo docente, possuem salas superlotadas e apenas um cuidador para dar conta de dezenas de crianças. Logo, a atenção será muito dividida, o que conseqüentemente pode deixar seu filho mais propício a pequenos acidentes. Ainda pode acontecer da criança brigar com os coleguinhas e ter dificuldade em expor o problema – seja por não conseguir se comunicar ainda direito ou por vergonha e medo de retaliação – que só tende a piorar e deixá-la mais reclusa e anti-social. Então deve-se ficar atento aos sinais, ao comportamento da criança, ser presente nas reuniões e exigir um feedback da instituição.

Devido ao contato com tantas pessoas, a possibilidade de contrair mais infecções é maior. Mas, geralmente não são infecções sérias,  e acabam ajudando o corpo da criança a desenvolver anticorpos, contribuindo para o fortalecimento do seu sistema imunológico.

Outro ponto a se considerar é que crianças brincam juntas e conseqüentemente se sujam mais: rolam na grama, brincam na areia, mexem com massinha, tinta e canetinha. Por isso, é bem provável que depois de um cansativo dia de trabalho, você tenha que caprichar no banho da criança e descobrir como tirar chiclete e manchas da roupa , para deixar o uniforme branco novamente para o dia seguinte!

Considere também os gastos de uma creche: matrícula, uniforme, material, valor mensal, atividades durante as férias, excursões, atividades extraclasse e festinhas.

Babá

Creche-ou-Baba3Pexels

Contratar uma babá é arranjar alguém cujo único serviço é cuidar exclusivamente do seu filho, dando atenção total a ele e às suas necessidades. No entanto, pode ser desafiador encontrar uma pessoa de confiança, com experiência e gabarito para confiar a vida de seu filho e colocar dentro da sua casa. Por mais que na creche valorizem um ambiente mais familiar e de proximidade entre os educadores e as crianças, o nível de intimidade do seu filho com uma babá é diferente, pois a criança se apegará a ela e criará um vínculo mais forte.

Ao mesmo tempo em que isso fará com que a criança se sinta mais segura e protegida, esse envolvimento pode resultar em uma pessoa de fora interferindo e dando opiniões na criação de seu filho. Uma babá pode até dar algumas dicas úteis para a educação da criança, mas é importante que ela saiba separar a relação familiar da profissional.

Aqui também deve considerar os gastos. A babá deve ser uma profissional registrada por lei, tendo direito a tudo que um empregado dispõe, além do salário líquido: férias remuneradas, 13º, vale transporte, contribuições, impostos e horas extra.

A decisão final é muito pessoal e vai das suas condições, preferências e até um pouco da sorte para encontrar a creche dos seus sonhos ou a babá perfeita. Então considere todas as vantagens e desvantagens de cada, invista seu tempo pesquisando e visitando as creches, entrevistando e coletando referências de babás. No final, coloque na balança o que será mais conveniente para você e, sobretudo, para o seu filho!


Atividade física durante a gestação melhora a saúde da mãe e do bebê

0
0

O que muitas mulheres querem saber logo quando engravidam é: ‘’será que posso fazer atividade física durante a gestação? ‘’Será que devo começar a praticar alguma atividade agora, para preparar meu corpo para o parto?’

A verdade é que ‘’os benefícios de se movimentar durante a gestação vão desde a prevenção de doenças, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, até maiores chances de o bebê nascer de parto normal’’, explica a fisioterapeuta e doutora em saúde da mulher, Vitória Goulart.

Segundo ela, ‘’a gravidez é um processo biológico complexo que tem efeitos profundos no corpo da mulher. Pesquisas recentes indicam que mulheres grávidas saudáveis se beneficiam com a prática de exercício regular. Por outro lado, o sedentarismo pode aumentar o risco do ganho excessivo de peso e das doenças cardiovasculares.’’

A profissional de educação física e especialista em saúde da mulher, Grazielle dos Santos, afirma que colocar o corpo em movimento libera mais endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe, além de aumentar a autoestima. As mulheres no período gestacional tem uma carga hormonal elevada que pode durar até um ano pós-parto. As atividades físicas ajudam a controlar esses hormônios e com isso reduzir a  probabilidade de uma depressão pós-parto, que é muito comum.

Os exercícios devem ser orientados e sempre realizados de uma forma moderada para não competir com a demanda energética do bebê neste período. Entre as modalidades mais recomendadas estão aquelas de baixo impacto, como hidroginástica, ioga e pilates. “Caminhar meia hora por dia também é ótimo, pois melhora muito a função cardiorrespiratória da gestante”, diz Grazielle. Vestir roupas leves, usar um calçado confortável, alimentar-se adequadamente e tomar bastante líquido para hidratar, tanto antes como depois dos exercícios, são recomendações fundamentais que devem ser seguidas.


Foto Baby FoodE / Atividade física durante a gestação melhora a saúde da mãe e do bebê

No puerpério ou pós-parto o papel do exercício físico é também de grande importância. Segundo Vitória Goulart e Grazielle dos Santos, ele melhora a recuperação das mulheres no pós-parto, reeduca a função respiratória, estimula o sistema circulatório, previne tromboses, restabelece a função gastrintestinal, retoma o condicionamento cardiovascular, reeduca a musculatura abdominal, otimiza o trabalho muscular necessário às adaptações do corpo da mulher para a amamentação e cotidiano postural com o bebê.


Fontes:
Vitória Goulart, Fisioterapeuta, Doutora em Saúde da Mulher e criadora do Projeto Mães em Movimento. CREFITO 4-62152F

Grazielle dos Santos Figueira, Profissional de Educação Física, Especialista em Saúde da Mulher e membro do Projeto Mães em Movimento. CREF 6-20745G/MG

O PROJETO MÃES EM MOVIMENTO

Criado em 2015 pela Fisioterapeuta e Doutora em Saúde da Mulher, Vitória Goulart, o Projeto Mães em Movimento tem como filosofia devolver a autoestima à mulher, promover a conscientização em relação à saúde alimentar, física e mental e, principalmente, reforçar os laços entre mãe e filho e entre mulher e a família. Tudo isso é feito por meio da prática de atividades físicas da mãe com seu filho e família e da conscientização de hábitos saudáveis propagados em palestras educativas.

Lembrancinhas de maternidade: inspirações para você fazer a sua

0
0

Lembrancinhas de maternidade, também conhecidas como lembrancinhas de nascimento são mimos muito comuns aqui no Brasil.

Apesar de não serem obrigatórias (caso o orçamento não permita arcar com esse custo), é uma forma muito gentil de agradecer a visita dos amigos e familiares que querem conhecer o bebê, até porque é provável que os visitantes tragam presentes e mimos em sua primeira visita.

O ponto positivo das lembrancinhas de maternidade é que caso você não tenha orçamento para mandar fazê-las, é possível improvisar. Existem muitas inspirações por aí que além de simples são bem baratinhas. Basta um pouquinho de pesquisa e planejamento (quem sabe uma ajudinha do marido ou das amigas) e pluf* você resolve esse detalhe rapidinho.

Como escolher o tipo de lembrancinha?

Na hora de escolher a sua lembrancinha de nascimento, é importante considerar o tipo de parto que você terá. Como assim Rubia? Se o parto for normal, teremos aí uma data indefinida, e uma situação onde tuuuuuuuuuuudo pode acontecer. Neste caso as lembrancinhas comestíveis como os bem nascidos ou comidinhas caseiras podem não ser uma boa solução, a menos que tenham uma data de validade prolongada como chocolates e docinhos industrializados – que você poderá deixar prontinho com mais antecedência.

Já na cesária (cujo o dia do parto é programado), você poderá se planejar pois com a data definida é um pouco mais fácil de escolher a lembrancinha que poderá inclusive tem uma validade mais curtinha.

Como calcular a quantidade de lembrancinhas de maternidade?

Para calcular a quantidade de lembrancinhas de maternidade, vai depender do perfil da sua família/amigos e o tipo de lembrancinha que você escolheu. Tem gente que calcula uma lembrancinha por pessoa, outros preferem calcular uma por casal ou família. Além disso é importante considerar que você não receberá visitas somente na maternidade. Muitas pessoas preferem visitar o bebê em casa, depois da recuperação do parto.

  • Para as lembrancinhas comestíveis (como os bem nascidos, chocolates, geleias, bolachinhas) o aconselhável é calcular uma unidade por pessoa.
  • Já as lembrancinhas úteis como álcool em gel, aromatizadores, lenços umedecidos, bloquinhos de papel, hidratantes podem ser calculados como um por família ou por pessoa se os pais preferirem.

Inspirações

São muitas as opções de lembrancinhas de maternidade. Empresas especializadas não faltam no mercado e ideias para você colocar a mão na massa também. Por isso separamos algumas sugestões para facilidade a sua escolha =)

Dica: na dúvida escolha sempre uma lembrancinha útil ou comestível. O impacto da sua decisão será mais ecológico e o mimo será útil para seu convidado, evitando que a lembrancinha acabe indo para o lixo ;)

Cookies e bolachinhas

lembrancinhas de maternidade - cookies no potinho Tara Whittaker
Erin McGinn

Doces e balinhas

Melody Melikian Photography

Infusores e chás

Andrea Patricia Photography

Chocolates

lembrancinhas de maternidade - barras de chocolate

Plantas e flores

Via

Geleias e doces no potinho

lembrancinhas de maternidade - geleia no potinho Via

Bloquinhos e lápis

Via

Bem nascidos

via

Álcool gel

Via

Velas aromáticas

Via

Sachês

The Knot

Aromatizadores

via

Bisnagas de creme hidratante

Via

Toalhinhas de mão

Via

Dicas infalíveis para acertar na decoração do quarto infantil

0
0

O bebê já saiu das fraldas há alguns anos e pede para os pais um quarto infantil com as suas cores prediletas e um cantinho todo especial para receber os amigos. Calma, não se desespere!

Entender as necessidades dos pequenos é o primeiro passo para a mudança, seguido pela atenção com a praticidade e a segurança deles. Já que o ambiente, independentemente da metragem, é o lugar onde eles têm autonomia e privacidade, vale estudar em cada detalhe.

A arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, reuniu algumas sugestões para transformar o quarto da criança em um palco das suas melhores brincadeiras e, ao mesmo tempo, um espaço de relaxamento e do início da vida estudantil.

Uso das cores

A escolha do tom do ambiente é essencial, pois ditará a qualidade do sono da criança e influenciará no humor dela.

Pensando nisso, as cores predominantes da decoração devem ser neutras. Nuances quentes devem ser evitadas e colocadas apenas pontualmente para garantir uma atmosfera alegre e viva. Mas atenção: nada de pintar o ambiente inteiro com uma paleta intensa, pois além de se tornar cansativa com o tempo também deixará a criança agitada.

viaVia

Escolha dos Móveis

Antes de comprar o mobiliário é preciso prestar atenção na sua resistência e segurança, que sempre devem estar em primeiro lugar. Isso não significa que as peças precisem ser feias e sem graça.

Na seleção da cama, vale investir em um colchão com tamanho de adulto, de modo a gastar uma vez só – depois basta substituir apenas a base da cama, caso ela tenha uma temática infantil.

Aposte em um armário com prateleiras ajustáveis, apropriado para acompanhar o seu filho por longos anos em diferentes idades.

Via

Cantinhos especiais

Ter espaços para cada momento é muito importante para que o pimpolho aprenda a se organizar e comece a entender que tudo tem um lugar certo. Mas, não é necessário ter um espaço delimitado para cada coisa. Um cestinho e uma prateleira já são suficientes.

Na primeira infância, que se estende até os sete anos, o ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança. Por isso, deixe os brinquedos ao alcance dela.

Para que as mamães não fiquem loucas com tantos brinquedos espalhados pelo chão, use e abuse de cestos e bancadas baixas, possibilitando que os pequenos criem suas brincadeiras ou usem para desenhar.

Também convém ter um canto de leitura, já que é primordial estimular o hábito de leitura desde cedo. Um tapetinho, uma estante ou mesmo prateleiras compõem muito bem o cenário do quarto infantil.

quarto infantil - cantinhos especiaisquarto infantil - cantinho da leitura quarto infantil - brinquedos sempre à mão Via Pinterest

Download: Caixinhas de páscoa

0
0

A páscoa está chegando e o Blog do Casamento tem presente para você!

Se você adoraria dar um mimo de Páscoa, mesmo que singelo para seus amigos, para a criançada do prédio, para o marido ou para a família, então você precisa ver essa lindeza de caixinhas de páscoa que fizemos para você baixar e imprimir em casa.

São duas opções de caixinhas coloridas que você imprimir em um papel mais grossinho (90 gramas 120 gramas ou 180 gramas), recortar e colar em minutinhos.

Para fazer o download das caixinhas, clique aqui.

 

Diário de gravidez : Descolamento do saco gestacional

0
0

Nem tudo são  flores  numa gestação.  Acho até  que não existe  gestação  “conto de fadas”.

Como já contei no meu primeiro post do diário de gravidez (aqui), minha gestação estava um paraíso, até começar a ter um pequeno sangramento. Eu já  desconfiava do diagnóstico e ele se confirmou, era o tal do descolamento do saco gestacional.

Nessas horas, a melhor coisa a fazer é correr pro hospital pra ter uma avaliação médica. Como já  perdi um bebê antes, fiquei até mais aliviada, já que o sangue vinha do descolamento  e não  do útero,  ou seja, meu corpo não estava em processo abortivo, como da primeira  vez. Porém tive complicações e o descolamento acabou virando um indício de que algo não estava bem no meu organismo (mesmo seguindo as orientações médicas) e por isso acabei perdendo pela segunda vez o meu bebê.

O que é o descolamento do saco gestacional?

O saco gestacional é  uma espécie  de bolha que se forma antes mesmo do embrião começar a se desenvolver, é dentro dele que o embrião vai morar, por isso é  muito comum você  enxergar somente o saco gestacional na ecografia até a 5° semana de gestação.

O descolamento do saco gestacional é um hematoma que acontece ali na região, formando um acúmulo de sangue (coágulos) na parede onde o saco gestacional deveria estar fixado, por isso muitas gestantes descobrem o problema através  do sangramento, massssss isso não é  regra. Tem muita mamãe por aí que descobre somente na ultra, sem ter sangramento algum.

Tem tratamento?

O tratamento na maioria dos casos é  a base de progesterona e repouso absoluto, até ele diminuir ou sumir por completo. É  necessário também repetir a ultra em mais ou menos 15 dias para acompanhar o desenvolvimento evolutivo do embrião e a regressão do descolamento.

Existe riscos?

O descolamento pode ocasionar no abortamento? Pode. Mas isso só acontece se você não seguir as recomendações médicas. Caso contrário você terá plenas condições de superar essa fase sem trazer riscos ao bebê. Se esse for o seu caso, respire fundo, tenha fé e siga todas as orientações, seu organismo logo vai se recuperar ;)

Em casos mais graves, ele pode ser um indicativo de alguma mutação genética (que descobri ser o meu caso) ou problema clínico que deixa o organismo propenso ao abortamento, como a Trombofilia, por exemplo.

Em caso de abortamento recorrente (ou seja, mais de 2 ou 3 vezes), o ideal é buscar um médico especialista em gestação de alto risco e buscar um aconselhamento genético para estudar as causas do problema. Geralmente esses especialistas atendem pelos próprios planos de saúde ;)

Sabe aquela história das nossas avós, que grávida não pode fazer nada? Hoje acredito muito na sabedoria dos antigos. Até a 12° semana de gestação, o embrião é tão frágil  que de uma hora pra outra tudo pode mudar, por isso assim que você  descobrir que está grávida reduza o ritmo das atividades até que seu médico possa fazer uma avaliação.

 

7 dicas sobre consumo consciente que você pode passar aos seus filhos

0
0

Na 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que foi até este último domingo (14), a Allianz Seguros compartilhou dicas sobre consumo consciente com pais e mães de crianças e adolescentes através do programa de educação financeira, o My Finance Coach, que já foi aplicado a 6,8 mil alunos brasileiros da rede pública e privada e de ONGs de São Paulo, principalmente.

1 – Não se encante com as propagandas.

A publicidade está em toda parte. Os anúncios querem dizer: “Compre-me! Você vai ficar sensacional comigo!”. Mas, perceba se o que quer comprar é aquele produto ou aquela boa sensação.

2 – Nem sempre é possível comprar tudo o que queremos.

Sempre compre primeiro aquilo que realmente precisa. Você pode acabar sem dinheiro para coisas importantes.

3 – Antes de comprar, faça a pergunta: eu preciso ou eu apenas quero?

Se você pensa em comprar alguma coisa, primeiro pense porque quer aquele produto. É muito fácil acabar comprando algo que não tem a menor necessidade.

4 – Compare produtos diferentes antes de comprar.

Pesquise e conheça produtos de marcas diferentes. Caso não faça isso, você pode correr o risco de se decepcionar encontrando um produto mais barato e com as mesmas características do que já comprou.

5 – Liste quais itens são necessários no produto que deseja comprar.

Os produtos têm muitas funcionalidades e a propaganda é poderosa. Uma lista pode ajudar você a se preparar para uma decisão e encontrar o objeto certo.

6 – Cuidado com as novidades.

Milhares de produtos são lançados a cada mês e por isso outros acabam descartados ou inutilizados mesmo em funcionamento e atendendo as necessidades. Nem sempre é preciso ter o “último lançamento”.

7 – Conheça seus direitos como consumidor e faça uso deles.

Explique aos seus filhos que as pessoas que compram algo são chamadas de consumidores. Assim, é preciso estar sempre informado e ter conhecimento de seus direitos.

05 dicas para você escolher o berço do seu bebê

0
0

Empolgação a mil, é hora de começar a planejar o quartinho do seu bebê, escolhendo inclusive o berço. São tantas opções que ficamos até confusas sobre qual modelo é o mais indicado. Por isso, listamos 5 dicas para você escolher o berço do seu bebê.

1 – Leve em conta o espaço do quartinho.
Seu bebê vai ter um quartinho só para ele? Vai dividir o quarto com o casal? Antes de comprar um berço pela beleza é importante planejar muito bem as medidas para não entulhar a sua casa com os acessórios do pequeno.

Se vocês optarem por um berço pronto, comprado diretamente em uma loja, as medidas do padrão americano são de 1,30 x 0,70cm, já o nacional de 1,30×0,60cm. Se essas medidas não forem muito práticas para o espaço que você tem, a dica é fazer o berço sob medida em um marceneiro especializado.

Quarto_bebe_atemporal4
(Foto Pinterest)

2 – Procure as certificações de segurança
Tem muita opção no mercado com preços suuuuuuuuuuuuuuuuuper convidativos, mas antes de sair comprando na empolgação de pagar barato, certifique-se que o item tem o selo de segurança do INMETRO. Isso irá garantir a segurança do seu bebê.

Por exemplo:

  • As gradinhas laterais do berço precisam ter no máximo 6,5cm entre elas. Isso impede que seu danadinho prenda a cabeça no vão.
  • A distância entre o estrado e as laterais do berço não podem ultrapassar 2,5cm, para que o seu bebê não prenda os pezinhos ou mãozinhas neste espaço.
  • A altura entre o estrato e a lateral do berço tem que ser de no mínimo 60cm, para que o bebê não consiga pular para fora quando estiver maiorzinho.
  • Cuide também com berços que tenham braçadeiras, quinas e partes destacáveis. Quanto mais simples melhor e mais seguro.
  • Se o berço tiver rodinhas, escolha um modelo que possua travas, para evitar que seu bebê “manobre” a caminha dele pela casa toda rsrsrs…
como_escolher_o_berco2
Recomenda-se que as grades laterais do berço tenham no máximo 6,5cm de espaço entre elas.   |     Manu Oristanio / Divulgação

3 – Pense no futuro
Você deve conhecer muitas crianças que nunca utilizaram o berço de seus quartinhos todos lindos e super projetados. Tenho alguns amigos que brincam que o berço é um móvel de exposição em casa. Para evitar desperdício de dinheiro, procure um berço que seu filho realmente possa aproveitar bem.  Berços que viram mini-camas ou berços portáteis podem ser ótimos para seu filho aproveitar até pelo menos os 3 anos.

como_escolher_o_berco
(Foto Pinterest)

como_escolher_o_berco3

5 – Se precisar economizar, pegue emprestado ou compre usado
Não se acanhe em comprar ou emprestar itens usados para bebês. O tempo de uso de móveis e roupas infantis é muito pequeno. Por isso é possível encontrar ofertas ótimas de berços semi-novos em ótimo estado. Nada que uma boa limpeza e um colchão novo não resolvam.

A única ressalva e cuidar com berços muito antigos. Certifique-se que eles estejam nos padrões de segurança atuais.

Quarto_bebe_atemporal1
(Foto Pinterest)

Ginecologista aponta 5 mitos e verdades sobre a fertilidade masculina e feminina

0
0

O ginecologista Dr. Joji Ueno, diretor clínico da Clínica Gera e especializado em reprodução assistida, desvenda alguns questionamentos sobre a fertilidade do homem e da mulher.

São eles:

Radioterapia e quimioterapia podem gerar infertilidade?

Verdade. As células reprodutivas sofrem alterações genéticas com o uso das terapias de cura do câncer. Para evitá-las, é importante extrair e congelar os gametas.

Aborto natural pode diminuir a chances de engravidar?

Mito. A interrupção de uma gravidez, por si só, quando ocorre naturalmente, não atrapalha as novas gestações. No entanto, se estas interrupções forem recorrentes, a mulher pode sofrer alguma malformação uterina como os septos, ou ainda, alterações inflamatórias/infecciosas como a endometrite crônica, além de pólipos endometriais, miomas submucosos, disfunções imunológicas e trombofilias.

Uma boa investigação com exames adequados como histeroscopia diagnóstica, ressonância magnética, ultrassonografia 3D, histerossonografia e exames de sangue podem levar ao diagnóstico correto.

O tratamento do aborto natural, pelo curetagem uterina de restos, pode levar a danos no interior do útero. Por isso, é importante procurar seu ginecologista de confiança quando ocorrer o abortamento

A obesidade atrapalha a fertilidade?

Verdade. Nas mulheres, a obesidade causa disfunções hormonais importantes que prejudicam o ciclo menstrual e a ovulação. Já nos homens, altera o metabolismo e interfere diretamente na mobilidade e na forma dos espermatozoides, que têm sua capacidade de fecundação diminuída.

Ovários policísticos podem impedir que a mulher engravide?

Mito. A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode causar falta de ovulação e, consequentemente, infertilidade. Mesmo assim, a mulher com SOP, que deseja engravidar, pode ser tratada de várias formas: “drilling” ovariano, relação sexual programada, inseminação artificial e FIV. Há mulheres que, mesmo com a doença, engravidam naturalmente.

O excesso de atividade física pode deixar as mulheres estéreis?

Verdade. O excesso de exercícios físicos e a adoção de uma dieta pobre em gorduras, somados à alta carga de estresse físico e emocional, podem provocar amenorreia, isto é, total ausência de menstruação.

Esse conjunto de fatores alteram a produção hormonal. Além disso, como forma de defesa natural do organismo, que está carente de nutrientes para a sua própria sobrevivência, a ovulação pode ser interrompida.

 

Dicas para um chá de bebê econômico

0
0

Fazer um chá de bebê econômico é uma tarefa que pode ser planejada sem muito stress, se você tiver foco e a ajuda de algumas pessoas da família, ou amigas bem próximas. Ele deve ser feito antes das 37 semanas, para evitar que o bebê chegue antes da data prevista.

Abaixo separei um cronograma cheio de dicas para você se organizar e começar a planejar o seu.

Lista de convidados

Antes de fazer a lista, você precisará definir se a festa será somente para as mulheres, ou com convidados mistos – com a participação dos homens e também das crianças.

Tendo isso definido, você poderá começar a sua lista sempre focando nos amigos e familiares mais próximos. Até porque neste estágio da gestação, planejar um chá para muitos convidados poderá ser uma tarefa super cansativa.

Como fazer o convite?

Ao contrário do casamento, um chá de bebê é um evento bem informal, por isso você pode fazer o convite impresso (já com a indicação do presente) e distribuir para os convidados, mas nada impede que você  use meios como o  telefone, redes sociais, whatsapp, etc.

O importante é que a informação chegue para o seu convidado e ele não tenha dúvidas quando a data e o horário do chá.

(Veja: Convites gratuitos para o chá de bebê)

Chá de bebê ou chá de fraldas ?

O chá de bebê e o chá de fraldas tem na realidade a mesma dinâmica. A diferença é que os pais podem optar por pequenas utilidades para o bebê ou então fraldas.

Fazer o convite impresso já indicando os presentinhos que cada convidado deverá comprar, é uma forma de organizar o chá de bebê sem precisar fazer lista em lojas, deixando o convidado livre para comprar onde quiser.

A segunda opção é fazer uma lista de presentes em uma loja especializada. Assim os pais tem a vantagem de trocar presentes repetidos, ou trocar tudo que ganharam por algo de maior valor. Ainda assim é importante lembrar que os pais precisam tomar o cuidado de incluir itens acessíveis de valor e fáceis de encontrar em qualquer loja.

Já o chá de fraldas é muito mais fácil de organizar, basta pedir fraldas! rsrsr
Você pode planejar o tamanho das fraldas que os convidados deverão levar de acordo com cada fase do bebê, se preferir assim.

Para fazer seu cálculo, com base na quantidade de convidados que você terá, é só se basear nesta tabela:

  • Até 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia
  • De 3 a 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia
  • De 6 meses a 1 ano: 6 fraldas por dia
  • De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia

Decoração

Para um chá de bebê econômico e prático, você não precisa decorar todos os cantos do ambiente. Basta concentrar todo seu esforço na mesa de doces e nas mesas dos convidados (se houver). Até porque se você optar por um coquetel por exemplo, a mesa dos convidados é totalmente dispensável. Basta pensar nas cadeiras e em um sistema onde o próprio convidado possa se servir.

Para planejar a decoração você precisa pensar em um tema. Será ursinho? Melancia? Cegonha? Love birds?

Ah Rubia, eu nem quero tema, quero ser prática! Neste caso você precisa só escolher as cores, e focar nelas para tudo que decidir. Procure escolher de duas a três cores para que o efeito seja bem alegre e equilibrado.

Felizmente para fazer uma mesa de doces bem linda, você não precisa gastar muito. Tem um vídeo no Blog do Casamento cheio de dicas para você utilizar o que tem em casa mesmo. Veja: Dicas para decorar uma mesa de doces) 


Suzanne Carey Photography

Comidinhas

Um lanchinho da tarde será sempre muito mais econômico (e prático) que um almoço ou jantar. Por isso optar por canapés, salgadinhos e porções finger foods em um chá de bebê no meio da tarde ou finalzinho do dia é uma boa alternativa para quem não quer gastar muito.

Além disso, seu cardápio também pode ser feito em casa. Com a ajuda da família, você poderá montar uma mesa cheia de bolos e tortas caseiras ou sanduichinhos no melhor estilo “café colonial”. Os convidados sempre são receptivos a um cardápio caseiro feito com muito amor =)

 Tina Shawal  Luminaire Foto

Brincadeiras

Eu particularmente acho que essa história de brincadeiras com a mãe no chá de bebê é passado, além de cansar a gestante.  Se você realmente quiser brincadeiras no seu chá, peça ajuda para suas amigas, ou familiares, para que elas possam montar um cronograma de brincadeiras bem divertido no dia. Além das brincadeiras convencionais, no seu chá de bebê poderá rolar um bingo por exemplo, ou alguma gincana mais envolvente.

Luminaire Foto

Lembrancinhas

É muito gentil por parte dos pais oferecer uma lembrancinha para agradecer a presença e os presentes. Hoje em dia existem muitas opções de lembrancinhas úteis e legais que você pode fazer em casa mesmo. Veja algumas inspirações aqui.

14 inspirações para quartos compartilhados

0
0

Morar em uma casa grande com mais de 2 quartos é quase um luxo para quem vive em grandes cidades.

Você casa e quando se dá conta já está com 2 filhinhos lindos alegrando a sua vida, massss ambos compartilhando o mesmo quartinho. Ou então você tem um filho só, mas o quarto dele é dividido com o escritório, já que você trabalha em casa.

Seja lá qual seja a sua situação, a boa notícia é que com um pouco de inspiração e planejamento é possível fazer um cômodo “render”. Quer ver como? Então veja só a galeria de inspirações para quartos compartilhados que separados para você.

Quartos_compartilhados1 Quartos_compartilhados2 Quartos_compartilhados3 Quartos_compartilhados4 Quartos_compartilhados5 Quartos_compartilhados6 Quartos_compartilhados7
Imagens via Pinterest

Convites gratuitos para chá de bebê

0
0

Hoje tem download de 3 modelinhos super fofos de convites gratuitos para chá de bebê. Cada modelo tem uma versão para menino e menina.

Para baixar os convites é só clicar no link indicado, fazer o download do arquivo e imprimir em formato A4 mesmo. O papel mais indicado para imprimir esses modelinhos é o sulfite ou couché 180 ou 240 gramas. Depois é só cortar com estilete e preencher os dados do chá de bebê. Simples, prático e baratinho assim!

convite_gratuito_chadebebe_modelo1Download (modelo 1)convite_gratuito_chadebebe_modelo2Download (modelo 2)   

convite_gratuito_chadebebe_modelo3Download (modelo 3)

 

Especial dia das crianças: 5 brincadeiras para aproveitar o feriado

0
0

Outubro é  o mês dos pequenos e para comemorar a data, nada melhor do que se unir a eles e bagunçar um montão, né!?

Aproveite o feriado para virar criança e marcar a vida deles com bons momentos, afinal criança precisa de atenção e carinho e não de presentes caros ;)

Para garantir a brincadeira selecionamos 5 atividades bem divertidas para te inspirar:

Dia_das_criancas_ideias3
Clique aqui  para fazer o download deste desenho.

1 – Piquenique em casa ou no parque

Atividade ao ar livre dispensa comentários. As crianças SEMPRE amam! Pode ser em um parque ou até mesmo no quintal de casa. Basta estender uma toalha no chão, preparar umas guloseimas e selecionar uns brinquedos e brincadeiras e a tarde da criançada estará garantida! Você também pode turbinar o programa e preparar brincadeiras ao ar livre para a criançada gastar as energias. 

Dia_das_criancas_ideias
Foto: Ruth Eileen Photography
Pinterest

2 – Colorir desenhos com giz

Se o feriado estiver “preguicento” apelar para as atividades de colorir é sempre um ótimo trunfo. Clique aqui para imprimir alguns desenhos. As crianças podem aproveitar o dia para fazer os cartões de Natal da família ou desenhos para enfeitar a geladeira. Deixe a imaginação delas fluir e faça bom proveito desses momentos divertidíssimos.

Dia_das_criancas_ideias2
Clique aqui para fazer o download de outras atividades infantis.

3 – Fazer brinquedos com material reciclável

É o tipo de atividade que assim como a pintura, pode manter as crianças em casa, sem monotonia.
Aproveite para reunir aquelas “sucatinhas” como caixinhas de creme dental, latinhas de massa de tomate, tampinhas de garrafa para que as crianças possam soltar a imaginação e criar seus próprios brinquedos.

Dia_das_criancas_ideias4
Foto: Edu Cesar/Fotoarena

4 – Brincar de “cabaninha”

Quem nunca?! Depois que eu nasci, a sala dos meus pais nunca mais foi a mesma hehehe. Eu e meu irmão adorávamos brincar de cabaninha. A brincadeira ficava ainda mais divertida quando a minha mãe vinha com guloseimas pra gente lanchar dentro dela. Experimente brincar disso com os seus pequenos. É fantástico!

Dia_das_criancas_ideias5
Reprodução.

5 – Preparar um lanchinho da tarde em família

Que tal um bolo de chocolate produzido em equipe? Colocar a criançada para ajudar na cozinha também é divertudo. Claro que essa atividade exige um pouco de supervisão, mas acredite, é super estimulante para elas ;)

Dia_das_criancas_ideias6
Reprodução. 

Leitura para as crianças

0
0

A leitura é um hábito que faz parte do nosso dia a dia e deve ser cultivado. É normal que as crianças comecem a ler por volta dos cinco anos de idade, porém, para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, é bom incentivar a leitura desde muito cedo.

“Ler para os pequenos e incentivá-los a ler é muito benéfico. Com a leitura eles não só aprendem coisas novas, como aprendem a escrever melhor, ampliam seu vocabulário e, é claro, melhoram seu desempenho escolar”, comenta.

É importante que os pais permitam o contato dos pequenos com os livros, deixe-o brincar, tocar e analisar aquela novidade. Hoje não é difícil encontrar livros com materiais mais resistentes, cheios de cores e texturas, que permitem essa interação. Já as histórias infantis que tanto encantam as crianças, permitem que ela entre nesse universo.

“Quando nós lemos para uma criança fazemos surgir nela o interesse pela leitura, se você conversar sobre a história ela irá refletir sobre aquilo, além de desenvolver sua capacidade de compreensão e interpretação”, sugere a especialista.

Pinterest

Com as crianças um pouco maiores, os pais já podem começar a fazer leitura mais dinâmicas, lendo uma parte da história e dando a ela o livro para que ela possa tentar ler a outra parte, aos poucos ela vai se familiarizar com aquele livro até conseguir lê-lo inteiro e sozinha.

Uma boa opção são as história ilustrada e com menos escrita, conforme a criança for evoluindo você pode aumentar a quantidade de palavras no livro. Quando ela estiver lendo melhor, ofereça outras opções, como os cadernos infantis dos jornais, revistas e textos que tenham temas interessantes e adequados para a idade.

Por fim, a psicopedagoga lembra que mesmo depois que a criança já tiver adquirido esse hábito e aprendido a ler, é bom que os pais e professores continuem a incentivá-la.

“Ler para a criança desde os primeiros anos de vida é algo muito importante, já que ela está em fase de desenvolvimento, e essa troca afetiva ajuda a estabelecer laços com a leitura”, comenta. Variar os gêneros literários também é importante, para que ela possa ter acesso aos mais variados temas.

“Não sobrecarregue-a com a leitura, ela tem que ser uma diversão e não uma obrigação, que vai acabar por fazer ela perder o interesse no ato”, completa Ana Regina.

Fotos: Pexels

Mãe de primeira viagem: o que nunca me falaram depois que nasce o primeiro filho!

0
0
Por: Nathalie Perlman

Minha primeira gestação foi super na surpresa, não estava esperando engravidar, mas hoje digo de coração aberto que foi a melhor surpresa que eu já tive!

Eu nunca tinha trocado uma fralda antes, não curtia pegar recém-nascido no colo e quando descobri que estava gravida fiquei em choque. Não me preparei em nada e nem busquei informações, então eu digo que, para mim, ser mãe de primeira viagem foi “um tapa na cara”, depois de nove meses eu estava cuidando de um ser pequenino e nem sabia por onde começar! Descobri tudo na prática, sem manual, sem livros e leituras, e muitas coisas ninguém conta para nós, por isso vou listar o que ninguém me contou e que acabei aprendendo com o meu “tapa na cara”:

  • 1.      O peito vaza leite e precisa usar absorvente para os seios, depois que sai do banho o peito parece uma torneira mal fechada, com gotejamento;
  • 2.      O peito na gestação fica grande, mas na amamentação fica maior ainda;
  • 3.      O peito dói na primeira semana de amamentação, eu chegava até ver estrelas de tanta dor, mas depois passa;
  • 4.      Amamentar não é tão fácil quanto se parece, não é só colocar o filho no peito e pronto, precisa ter a tal da “pega” correta;
  • 5.      Amamentar é uma delícia, é uma troca de olhares, de carinho e afeto;
  • 6.      Cólica não melhora com nada! Não adianta massagem, remedinho e nem nada, só muita paciência e carinho para o bebê;
  • 7.      Palpites alheios NÃO são bem-vindos!;
  • 8.      A gente chora e fica muito sensível, mas com o tempo melhora;
  • 9.      A gente não fica cansada, a gente fica exausta;
  • 10.  Todo mês tem consulta ao pediatra;
  • 11.  Instinto materno é fortíssimo, o instinto de proteção então, nem se fale, eu parecia uma mãe leoa;
  • 12.  Eu me dei conta de que nós somos bichos selvagens e que vivemos de aparência, a nossa verdadeira essência é a animal;
  • 13.  O amor é algo que se constrói a cada mamada, troca de fralda, cuidado, carinho, noites mal dormidas;
  • 14.   Só se sabe amar como mãe depois que se tem um filho;
  • 15.  O casamento muda;
  • 16.  As prioridades mudam;
  • 17.   A vida tem mais sentido;
  • 18.  A vida que se tinha antes não vai mais existir
  • 19.  Dormir é luxo;
  • 20.   O amor é tão grande que chega a doer;
  • 21.  Um sorriso banguelo é lindo;
  • 22.  Eu não precisaria ter medo do parto e que ele seria o dia mais lindo da minha vida;
  • 23.  A gente esquece de todas as noites mal dormidas e de todo o cansaço;
  • 24.  Depois de um ano já quer ter outro filho!

Eu sei, nem tudo foi glamoroso, mas essa foi a minha experiência e eu amei ter vivenciado ela desse jeito!

*Nathalie Perlman é blogueira e proprietária do site Viva Healthy


Diário de gravidez: O tratamento

0
0

Depois de um ano inteiro de exames e investigação e um pedido do meu médico para fazer um exame chamado Anti Mulleriano, descobri que além das minhas mutações genéticas vasculares (sanguíneas), que causaram minhas duas perdas gestacionais em 2016, a minha contagem de óvulos estava “normal” mais entrando em decadência.

O que isso quer dizer? Que meu corpo está envelhecendo e que se eu não engravidar agora, ficará cada vez mais difícil de engravidar naturalmente.

Desde junho/2017, comecei a fazer controle de ovulação (sem medicamentos) para monitorar o ciclo e as condições, mas depois de 4 meses de tentativas, meu médico achou melhor partir para os indutores, pra eu conseguir engravidar mais rápido. Segundo ele, a preocupação não seria nem o primeiro filho, mas sim o segundo.

Então na sua opinião como especialista, ele jogou essa pauta no nosso colo. Dentro do meu quadro clínico, um segundo filho teria que ser na cola no primeiro, um atrás do outro, caso contrário ficaria bem difícil de conseguir engravidar (naturalmente) depois desse resultado do exame de contagem de óvulos, até porque esse exame dá uma prévia de quando a mulher entrará na menopausa, e no meu caso será lá pelos 45 anos.

Entrei no consultório achando que sairia de lá apenas com uma receita, mas ganhei também a tarefa de fazer uma escolha que fará total diferença nas nossas vidas. Queremos um segundo filho, se nem temos um primeiro? Aguentamos um atrás do outro?… e Agora? Adotamos um segundo? Senhor, o que a gente faz???

Até o momento ainda não nos decidimos sobre o que fazer da vida, então resolvi focar em uma coisa de cada vez.. E por hora escolhi focar no tratamento. Então continuei meu controle de ovulação, agora com meu Clomid e minhas injeções, e dá-lhe monitoramento, ecografias mil e vamos ver no que vai dar…

Rotina cansativa, desgastante e por muitas vezes estressante. Meu maior medo da vida era “penar” para conseguir ter filhos, que coisa não? Apesar da minha vontade de ter filhos não ser uma coisa fora de controle, fanática e obsessiva, entendo bem dessa dor que muitas mulheres passam, e acho que foi justamente essa minha atitude tranquila de “jogar para o universo” que consegui levar quase numa boa esse processo todo.

Não é fácil, definitivamente. Mexe com o psicológico. Hora você acorda feliz com vontade de correr no parque, hora você se acaba no choro por não entender porque as coisas não podem ser mais naturais.

Por sorte tenho um marido que me dá muito suporte, além da família e de amigos que posso contar sempre. E assim vamos levando a vida, sem medo de ser feliz. Alguma hora posso chegar com um novo post com novidades. Quem sabe né? Vamos jogar para o universo ;)

Bjo!

Download: Caixinhas de páscoa

0
0

A páscoa está chegando e o Blog do Casamento tem presente para você!

Se você adoraria dar um mimo de Páscoa, mesmo que singelo para seus amigos, para a criançada do prédio, para o marido ou para a família, então você precisa ver essa lindeza de caixinhas de páscoa que fizemos para você baixar e imprimir em casa.

São duas opções de caixinhas coloridas que você imprimir em um papel mais grossinho (90 gramas 120 gramas ou 180 gramas), recortar e colar em minutinhos.

Para fazer o download das caixinhas, clique aqui.

 

Shopping Crystal promove oficinas de páscoa gratuitas em Curitiba

0
0

A Páscoa está chegando e nada melhor do que tornar essa data ainda mais doce e divertida para as crianças. Pensando nisso, o Shopping Crystal preparou uma programação especial cheia de oficinas e atividades gratuitas para os pequenos: a “Páscoa da Família”, que será realizada nesta quinta-feira (29) e sábado (31), com ações das 14h às 20h.

Durante a ação, os pequeninos contarão com um ambiente lúdico exclusivo, o Ateliê do Coelho, montado no piso L2 do Shopping Crystal, repleto de atividades recreativas especialmente pensadas para incentivar a criatividade, coordenação e interação da criançada com pais e amigos. A “Pascoa da Família” contará com oficinas de coelho de brigadeiro, decoração de ovo de Páscoa, produção de máscara de coelho, ninho de ovos personalizados, entre outras.

“A ideia é criar uma atmosfera agradável e divertida com brincadeiras colaborativas e gratuitas que também incluam os pais e responsáveis. ”, comenta Daniela Masson, gerente de marketing do Shopping Crystal.

A diversão não para por aí. Na quinta-feira (29), a partir das 19h, as crianças poderão acompanhar a chegada do Coelho da Páscoa Gigante, com distribuição de mini ovinhos.

“A Páscoa é uma das datas mais aguardadas e o Coelho da Páscoa habita o imaginário das crianças. Não poderíamos deixar de incluir este momento em nosso calendário com um espaço onde todos podem se divertir e tornar a celebração inesquecível”, completa Daniela Masson.

Programação completa:

 29 de março – quinta

14h – oficina orelhinha de coelho
15h – oficina máscara de coelho
16h – oficina gourmet decorando ovos de chocolate
17h – oficina meu coelho de pratinho
18h – oficina gourmet meu coelho de brigadeiro*
19h – chegada do Coelho Gigante com distribuição de ovinhos de chocolate
19h – minha tag criativa para o coelho

31 de março – sábado

14h – oficina meu ninho criativo
15h – oficina gourmet meu coelho de bolacha colorida de aquarela comestível
16h – oficina coelho em dobradura
17h – oficina gourmet meu coelho de wafer
18h – oficina orelhinha de coelho
19h – oficina gourmet decorando ovos de chocolate

*vagas limitadas, inscrições até 30 minutos antes

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel. A “Páscoa da Família” será realizada nesta quinta-feira (29) e sábado (31), das 14h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.

 

Diário de gravidez: As primeiras 4 semanas

0
0

Se você não leu ainda o meu diário de gravidez (que eu comecei a escrever a muuuuito tempo atrás) então clique aqui. Ué, mas o que esse título quer dizer!? Sim pessoas, significa que já posso ir no mercado e pegar as filas preferenciais… Estou grávida!

Se tem uma coisa que eu aprendi com o tratamento para engravidar é que seus próprios palpites e achismos sempre serão furados. Com a enxurrada de hormônios e medicamentos que tomei, os sintomas confundem muito, nada é garantido… Quando parece que é, não é.. e quando é, parece que não é.. sabe como!?

Depois de aprender isso, comecei a ficar mais zen, sem ficar me remoendo se naquele mês o tratamento iria dar certo ou não… Eis que dia 26 de dezembro, lá fui eu fazer mais um teste Beta HCG. Fiz a coleta em um laboratório do Centro de Curitiba, aproveitei a folga pra dar umas voltinhas por lá, pra passar o tempo, até porque o resultado saia só as 18 horas.

Quando cheguei em casa, nem lembrava do dito teste, estava cansada de ficar zanzando pela cidade. Lá pelas tantas entreguei o protocolo para o Gabriel checar pra mim e me dar a notícia. Ele já tinha feito isso várias vezes, de querer “ser o primeiro” a saber, e foi assim que aconteceu… Ele abriu um sorriso enorme e me disse: “Parabéns, você vai ser mamãe”. E foi assim que descobri que estava grávida, um dia depois do natal, com o anúncio feito pelo meu marido, quando 99% das pessoas faz o contrário. Prazer.. esses somos nozes.. 

Meu Beta deu SUPER alto! 1.101,61 mUI/ml pra ser mais exato. Um número bem grande para quem está de 4 semanas. Aí comecei a suar frio.. Gente!? Será que são gêmeos?!?! 

Aguarde os posts dos próximos capítulos ;) Venho contar pra vocês assim que descobrir.

 

Diário de gravidez: a importância de escolher um bom médico

0
0

Depois da confirmação da minha gravidez, tudo começou a ficar mais frenético. Na teoria, recomenda-se que você faça a sua primeira consulta assim que descobrir o seu positivo. E o meu foi descoberto bem entre o natal e ano novo… Aí complica né?

A minha sorte é que eu já havia escolhido o meu médico, e essa é uma dica que eu passo adiante… Se você estiver planejando a sua gravidez, comece a pesquisar referências e indicações dos bons profissionais. O mundo está dividido entre dois deles: os médicos dos procedimentos padrões e os que tratam cada caso de forma mais individualizada. 

Falo por experiência própria. Na primeira vez que engravidei em 2016, fui bem pragmática e achei mais prático fazer minhas consultas com a minha própria ginecologista, que também é obstetra. Por mais que eu achasse ela meio “pá pum”, ou seja, direta e objetiva demais, não pensei que isso pudesse ser um problema.

O fato é que depois de passar pela primeira consulta, ela simplesmente cumpriu o padrão sem olhar com mais cuidado para os detalhes da minha gestação. Saí do consultório dela sabendo que estava com um descolamento do saco gestacional (que ela mesmo descobriu), mesmo eu tendo avisado que estava tendo um sangramento pequeno mas constante. Gente, outra dica, sangramento na gestação é uma coisa que não se pode ignorar. SEMPRE avise o seu médico. Pode não ser nada, como pode ser um alarme para alguma coisa que você precisa remediar.

Voltando então para o consultório dessa minha antiga médica… Mesmo sabendo do meu sangramento, mesmo VENDO na ultra o descolamento, que segundo ela era super pequeno e não precisaria me preocupar, as recomendações dela foram pra eu seguir a vida normal, com exercícios, alimentação, rotina, etc… Resultado: Aquele descolamento já era um sinal de aborto, que ela sequer considerou.

Neste caso preferi ignorar as recomendações dela e ouvir as do meu marido e da minha mãe, então me permiti repousar e me cuidar mais, mesmo ela tendo sido uma louca dizendo que até musculação estava liberado pra mim O.o

Claro que ela não foi culpada pelo que aconteceu, não vamos misturar as coisas. Tive um aborto retido porque o embrião não estava se formando corretamente.

Onde quero chegar com todo esse relatório? Que médicos assim, que tratam todo mundo seguindo um padrão, como se fosse uma fila de gado para ser vacinado, não serão uma boa escolha. Não foi pra mim, e certamente não será pra você e seu bebezinho lindo que está por vir.

Nessa gestação, obviamente trocamos de médico. Escolhemos um que é completamente o oposto. As consultas não duram menos que 1 hora, a secretária é super competente e resolve qualquer perrengue com guias e receitas pelo telefone (o que agiliza muito as coisas em momentos de emergência), além do próprio médico que nos deu carta branca para ligar no seu celular em qualquer horário, para qualquer tipo de dúvida. O meu caso é visto com atenção e muito cuidado, porque eu Rubia, sou a paciente assim, que vamos tratar assado. Não tem padrão, tem respeito.

Mas e aí? O que tenho que levar em consideração na hora de escolher meu médico? Então tome nota da listinha abaixo:

  • Busque recomendações com suas amigas e familiares. Certamente elas poderão dar muitas informações sobre esses profissionais.
  • Verifique se ele atende pelo seu plano de saúde. Se sim, marque uma consulta inicial para conhecê-lo.
  • Tem que haver sintonia. Como foi a conversa com esse profissional? Ele demostrou ter bastante experiência? O consultório é agradável? O casal precisa estar 100% satisfeito com o conjunto da obra, se esse for o caso, o seu médico está definido ;)
  • Dedicação do tempo. Os bons médicos ouvem o paciente e se dedicam a ele. Por isso, profissionais que atendem em apenas 15 minutos e não esclarecem muito bem as suas dúvidas, podem não ser uma boa escolha para lidar com a sua gestação.
  • Disponibilidade. Médicos que disponibilizam o celular ou qualquer canal que seja, para os casos de emergência e dúvidas, devem sempre ser levados em consideração. Uma mãe de primeira viagem dificilmente saberá o que é normal e o que não é em uma gestação. Um canal de comunicação direto com o médico é muito importante para acalmar e orientar a paciente. Claro que vamos ter bom senso nessa hora, deixe para usar esse recurso somente em casos realmente importantes.
  • A escolha da maternidade. Se você sonha em ter o seu bebê na maternidade X ou Y, é preciso checar quais são os médicos que atendem nesses locais. Se esse não for o seu caso, não esqueça de perguntar quais são as maternidades que o seu médico realiza os partos. Certamente você terá o seu bebê em uma delas.
  • Aparelhagem. No consultório, o equipamento básico, além dos instrumentos normais de um ginecologista, é o sonar, que capta os batimentos cardíacos do bebê. O ultrassom apesar de ser uma mão na roda para dar aquela olhadinha básica no bebê, não é um aparelho essencial. Por isso não deixe de escolher um bom médico só por esse motivo.
  • Se você sonha com o parto normal e adoraria ter uma doula para te dar suporte (Doula é uma assistente do parto, responsável por acompanhar a mulher durante toda a gestação, oferecer apoio emocional, tirar dúvidas e até fazer massagens para amenizar as dores), converse com o médico sobre ela, afinal, aceitar a doula na hora do parto ainda não é um consenso entre os médicos.

Espero que tenham gostado do meu relato =*

 

Viewing all 143 articles
Browse latest View live




Latest Images